Bolsonaro foge de Lula em Salvador; veja o motivo

O presidente Jair Bolsonaro (PL) evitou um possível encontro como ex-presidente Lula (PT) em Salvador neste sábado (2). Bolsonaro se uniu a apoiadores em motociata e não participou de cortejo cívico da Independência da Bahia.
O presidente chegou ao Farol da Barra por volta de 9h30, ponto de concentração da motociata. Lá, Bolsonaro discursou em cima de um trio elétrico ao lado do pré-candidato a governador da Bahia, João Roma (PL), e da pré-candidata ao Senado, Raíssa Soares (PL).
O presidente ainda mencionou a data da Independência da Bahia e fez uma defesa da liberdade em uma referência às eleições. “O que está em jogo neste ano é o bem-estar e a liberdade de cada um de nós. Tenho certeza que, se preciso, tudo faremos para que a nossa Constituição, nossa democracia, e nossa liberdade venham a ser preservadas”, afirmou.
Nos últimos dias, o ponto de partida da motociata foi alterado para evitar possíveis conflitos entre bolsonaristas e petistas. Inicialmente, o ato estava previsto para sair às 9h das imediações da Arena Fonte Nova, porém a concentração mudou para o Farol da Barra devido a coincidência de data e local com o evento do ex-presidente Lula, que teve início 10h30 dentro do estádio.
A motociata percorre um trajeto de 37 km até o Parque dos Ventos, no bairro da Boca do Rio, passando pela Avenida Paralela. Bruno Reis (União Brasil), prefeito de Salvador, afirmou esperar que a legislação de trânsito seja cumprida “para evitar qualquer tipo de aplicação de multa”. Bolsonaro, por sua vez, costuma não usar capacete nesses eventos, infração gravíssima, passível de multa e da suspensão do direito de dirigir.