Apoie o DCM

Bolsonaro já provocou confusão com 15 países

Presidente Jair Bolsonaro
Foto: UN Photo/Cia Pak

Na política externa, o presidente Jair Bolsonaro (PL) não tem um desempenho favorável. Durante os 44 meses no Palácio do Planalto, o atual chefe do Executivo já atacou governos de 15 países.

A última investida foi contra o governo do Chile, com uma declaração mentirosa feita durante o debate eleitoral na Band, no domingo (28).

Diplomatas brasileiros levantaram as regiões onde aconteceram episódios de agressões, praticamente, todas gratuitas: na América do Sul, foram Chile, Argentina, Uruguai, Colômbia, Bolívia e Venezuela; na América do Norte, os Estados Unidos sob Joe Biden; na Europa, Espanha, Portugal, França, Reino Unido, Noruega, Holanda e Alemanha; e, na Ásia, China.

Dentro dessa listagem não contaram o Vaticano. No ano de 2019, Bolsonaro criticou a hierarquia da Igreja Católica e o governo tentou infiltrar espiões no Sínodo da Amazônia, que mobilizou o clero de nove países da região.

Os países que foram contabilizados somam aproximadamente 2,1 bilhões de habitantes, isto é, significa que nos atritos provocados por Bolsonaro envolvem governos de 26% da população do planeta. Formando assim, um recorde histórico para diplomacia do Brasil.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link