Apoie o DCM

Brasil de Bolsonaro tem a 3° pior queda em raking mundial de liberdade de expressão

Brasil de Bolsonaro tem a 3% pior marca em racking de liberdade de expressão
Presidente Jair Bolsonaro
Foto: Gabriela Bilo

O Brasil do presidente Jair Bolsonaro (PL) tem mais um desgosto para chamar de seu. O país caiu mais uma vez no ranking mundial de liberdade de expressão. A lista foi divulgada na última quinta-feira (23) pela ONG. O Brasil apareceu em terceiro lugar entre as piores quedas de nações a respeito do assunto, no período de 10 anos.

No relatório, o país registrou 38 pontos em uma escala de 0 a 100, ficando atrás apenas de Hong Kong, que constou com -58 pontos e Afeganistão com -40 pontos. Entre os anos de 2016 e 2019, primeiro ano do governo Bolsonaro, foi o pior período na efetivação do direito. Atualmente a bandeira brasileira apareceu em 89° entre os 160 países listados.

O levantamento leva em consideração fatores como a liberdade de imprensa, controle de redes sociais, liberdade artística e acadêmica, participação social e violência política. O que fez o Brasil cair na lista foi principalmente o cenário de alta represália contra jornalistas e meios de comunicação. Só em 2021, o número de ataques chegou a 430, o que foi um aumento de 50%.

Além disso, de acordo com a ONG, a desinformação propagada pelo governo durante a pandemia de Covid foi um fator crucial. O próprio Bolonaro como apoiadores defenderam medicações não comprovadas pela ciência, a política anti-vacina, o não uso de máscaras e diversas outros conteúdos falsos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link