Bruce Willis, astro de Hollywood, é diagnosticado com demência

O ator Bruce Willis, afastado do cinema há quase um ano devido a problemas de saúde, foi diagnosticado com demência frontotemporal (DFT). A informação foi divulgada por sua família na tarde desta quinta-feira (16) em um comunicado.
“Desde que anunciamos que Bruce havia sido diagnosticado com afasia na primavera de 2022, sua condição progrediu e agora temos um diagnóstico mais específico: demência frontotemporal”, escreveu a esposa do ator, Emma Willis. “Infelizmente, desafios com comunicação são apenas um sintoma da doença que Bruce enfrenta. Embora isto seja doloroso, é um alívio ter finalmente um diagnóstico claro”, acrescentou.
“DFT é uma doença cruel da qual muitos de nós nunca ouvimos falar e pode atingir qualquer pessoa. Para pessoas com menos de 60 anos, a DFT é a forma mais comum de demência e, como o diagnóstico pode levar anos, a DFT provavelmente é muito mais prevalente do que sabemos. Hoje não há tratamentos para a doença, uma realidade que esperamos que possa mudar nos próximos anos”, explica o comunicado.
Segundo a Clínica Mayo, especializada no assunto, a demência frontotemporal é um “termo guarda-chuva para um grupo de distúrbios cerebrais que afetam principalmente os lobos frontal e temporal do cérebro. Essas áreas do cérebro geralmente estão associadas à personalidade, comportamento e linguagem”.