BYD passa Volkswagen e lidera vendas no Brasil pela primeira vez

A BYD superou a Volkswagen e assumiu pela primeira vez a liderança nas vendas de veículos no varejo no Brasil. Em abril, a montadora chinesa entregou 14.911 unidades nessa modalidade, contra 14.832 da fabricante alemã. Com o resultado, tornou-se a primeira marca de carros elétricos e híbridos a chegar ao topo do varejo automotivo nacional.
As vendas no varejo representam a comercialização direta ao consumidor final, sem incluir grandes frotas e operações corporativas. O avanço da BYD foi impulsionado pelo Dolphin Mini, que registrou 6.873 unidades vendidas em abril e superou até o Hyundai HB20, com 6.764 emplacamentos. No acumulado do ano, porém, a chinesa ainda aparece atrás de marcas como Volkswagen, Fiat e Chevrolet nas vendas diretas.
No ranking geral de abril, que inclui também vendas diretas, a BYD ficou em quinto lugar, com 18.474 emplacamentos e 8% de participação, à frente de Toyota, Renault e Honda. A empresa tem como meta estar entre as três maiores montadoras do Brasil até 2028 e aposta na fábrica de Camaçari, na Bahia, que recebeu R$ 5,5 bilhões em investimentos e deve iniciar a produção com processos nacionais no fim de julho.
