Apoie o DCM

Campanha Lula Livre lança abaixo-assinado pedindo anulação dos processos contra o ex-presidente

Lula em entrevista ao DCM e ao site Tutaméia. Foto: Reprodução/YouTube

O DCM recebeu a seguinte informação:

O abaixo-assinado lançado nesta terça-feira (25) endereçado aos ministros do Supremo Tribunal Federal pede a anulação dos julgamentos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O pedido se dá a partir das publicações feitas pelo site The Intercept Brasil que expuseram conversas imorais e ilegais entre o então juiz Sérgio Moro e o procurador chefe da força-tarefa de Curitiba, Deltan Dallagnol. Além de conversas entre os procuradores e policiais integrantes da lava-jato que deixam clara a perseguição contra Lula.

A motivação da campanha organizada pelo Comitê Nacional Lula Livre é a atuação de Sérgio Moro como o verdadeiro chefe da Lava Jato, orientando as investigações dos procuradores da República “por meio de aconselhamentos, repreensões e orientações, repassando conteúdos de decisões antes que fossem tomadas, dicas de supostas provas, e determinando ordem das fases da operação”. Essa forma de atuar é ilegal.

Através de diálogos estabelecidos em aplicativo de mensagens e em reuniões presenciais o juiz rompeu a “determinação de imparcialidade e impessoalidade, fixadas pela Constituição Federal de 1988, pelo Código de Processo Penal e pelo Código de Ética da Magistratura. Sua suspeição é irrefutável, e tem como consequência a nulidade absoluta do processo, na forma prevista no inciso IV, do artigo 254, c/c inciso I, do artigo 564, ambos do Código de Processo Penal.”

O abaixo-assinado vai circular nos formatos digital e impresso e pode ser acessado no site da campanha: lulalivre.org.br. Após a assinatura digital, os signatários poderão enviar um e-mail direto aos ministros do STF. Os impressos devem ser enviados para o Instituto Lula.