Carro de pré-candidato à presidência do Peru é alvejado por tiros

Nesta terça-feira (2), o veículo do pré-candidato à presidência do Peru, Rafael Belaúnde Llosa, foi atingido por três disparos no distrito de Cerro Azul, a cerca de 130 km de Lima. O incidente, ocorrido durante a campanha eleitoral, não resultou em feridos, e Belaúnde seguiu para uma delegacia local para registrar o ataque.
O político, do partido liberal Libertad Popular, é neto do ex-presidente Fernando Belaúnde, que governou o Peru entre 1963 e 1968, antes de ser derrubado por um golpe militar. O ex-ministro Pedro Cateriano, também do partido Libertad Popular, denunciou o ocorrido e expressou sua preocupação com a violência política.
“É um começo ruim de campanha. Acredito que os peruanos sabemos o que é a violência. Lamentavelmente, estamos passando por um contexto de atividade delitiva ativa, mas temos que rechaçar com firmeza este ataque a tiros sofrido por Rafael Belaúnde”, afirmou à rádio RPP.
Cateriano também pediu maior segurança para os candidatos e alertou para a importância de garantir um ambiente eleitoral pacífico. As eleições gerais do Peru estão previstas para 12 de abril de 2026, quando os peruanos escolherão presidente, vice-presidente e parlamentares.
🇵🇪 ATENTADO NO PERU | O veículo do pré-candidato presidencial Rafael Belaúnde Llosa foi alvejado a tiros em Cerro Azul, Cañete.
O carro foi atingido várias vezes, mas ele escapou ileso e já registrou um boletim de ocorrência.
Rafael é um candidato da Direita Liberal. pic.twitter.com/zxd1DfTDWe
— The Incorrupt (@TheIncorrupt_) December 2, 2025
