Os itens inusitados da carteira de um soldado nazista da 2ª Guerra

O Museu de Defesa de Tromsø, no norte da Noruega, mantém em seu acervo uma carteira desbotada e endurecida pelo tempo que pertenceu a um soldado alemão não identificado do encouraçado Tirpitz. Encontrado no litoral anos depois do fim da Segunda Guerra Mundial, o objeto guardava cartões de racionamento de tabaco e dois preservativos fabricados em 1944. Com informações de CNN.
Segundo o diretor-adjunto do museu, Sten Helge Eilertsen, as forças armadas distribuíam preservativos como medida preventiva contra infecções sexualmente transmissíveis e para manter os militares aptos ao serviço. Chamado de “O Monstro” pelo então primeiro-ministro britânico Winston Churchill, o Tirpitz levava até 2.600 homens e tinha padaria, correio e banda de música.
A aviação britânica afundou o navio em 12 de novembro de 1944, perto da ilha de Håkøya, nas proximidades de Tromsø. Trinta e duas aeronaves lançaram bombas Tallboy de cinco toneladas contra o encouraçado, que tombou em 11 minutos; 971 soldados e marinheiros morreram. Não há confirmação de que o dono da carteira estivesse entre as vítimas ou entre os cerca de 900 homens que alcançaram a costa. Conservadores ainda devem analisar e restaurar o objeto.
