Caso de racismo contra menino de 11 anos vai parar na polícia
Do Estadão:

Uma polêmica sobre racismo em um torneio de futebol para crianças virou caso de polícia em Goiás. Nesta semana se tornou popular na internet o vídeo do garoto Luiz Eduardo Bertoldo Santiago, de 11 anos, da Uberlândia Academy, que disse ter ouvido a frase “Fecha o preto aí” durante uma partida em Caldas Novas pelo torneio Caldas Cup. Após a abertura do Boletim de Ocorrência sobre o caso, os organizadores da competição decidiram suspender o técnico do time adversário acusado de ser o autor da injúria.
O vídeo gravado depois da partida mostra Luiz Eduardo chorando enquanto reclama do que ouviu dentro de campo na partida contra o Instituto S.E.T. pela categoria sub-11. “O cara falava assim ‘Fecha o preto aí, ó!’. Aí eu aguardei para falar no final com os pais. Falou um tantão de vezes”, disse o menino. A partida valia pela Caldas Cup, torneio infantil de escolinhas de futebol.
O perfil da rede social da Uberlândia Academy divulgou o vídeo nesta quinta-feira, acompanhado do relato de que acionou a Polícia Militar e registrou Boletim de Ocorrência. “De antemão manifestamos que iremos até às últimas instâncias em defesa de nosso aluno e contra mais um ato deplorável que mancha a imagem do futebol”, escreveu o time.
(…)
.x.x.x.
Esse é o relato do garoto Luiz Eduardo, jogador do sub-11 do Uberlândia Academy, que sofreu racismo durante jogo contra o Set Esportes, pela Caldas Cup. Ele aguentou insultos durante toda a partida e foi às lágrimas após o jogo. Um absurdo. Crime cometido contra uma criança. pic.twitter.com/Hgi68YSAFA
— Josias Pereira ✊? (@josiaspereira) December 18, 2020