Apoie o DCM

Coalizão Negra apresenta 56° pedido de impeachment de Bolsonaro, por negligência na pandemia

Do El País

Fora, Bolsonaro

Coalizão Negra por Direitos entra nesta quarta-feira, 12 de agosto, com um pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro por negligência durante a pandemia do coronavírus, que já matou mais de 100.000 brasileiros. É 56° pedido que chega à Câmara de Deputados, apontando crimes de responsabilidade do presidente durante a emergência sanitária, tratada com menosprezo, segundo o grupo, especialmente quando ela atinge a população negra.

“As mais de 100.000 mortes por covid-19 têm cor, classe social e se dão em territórios de maioria negra”, afirma o grupo. “Os impactos sociais da pandemia, o desemprego e desamparo por parte do governo atingem sobremaneira os mais pobres. É negra a maioria que depende do auxílio emergencial do Governo para matar a fome de suas famílias e são negros os milhares que tiveram negado o acesso a esse benefício.”

São listados crimes de responsabilidade a partir de ações do presidente, como a falta de monitoramento da pandemia, ao mesmo tempo em que “instou a desobediência civil às medidas de isolamento social e outras para preservação à vida e praticando ele a quebra dos protocolos de proteção”, diz a coalizão. Desde o início da pandemia, o presidente sai sem máscara para passeios externos, e fez pouco caso dos conselhos médicos para prevenir-se da covid-19. A peça destaca a ausência de “atos necessários para a contenção da pandemia, como estabelecido nos parâmetros legais nacionais e internacionais”. (…)