Apoie o DCM

Com duas vacinas, Cuba está a um passo de ser o menor país do mundo a produzir imunizantes contra covid-19

Reprodução

Da Época:

Com suas vacinas Soberana 2 e Abdala na última fase dos testes clínicos, Cuba vive a expectativa de ser o menor país a produzir seu próprio imunizante contra Covid-19 e o primeiro da América Latina. Cientistas que acompanham os ensaios projetam que, tendo o aval da agência reguladora local, a vacinação possa começar entre julho e agosto.

Cerca de 44 mil voluntários começaram a receber a segunda dose da Soberana 2, o imunizante cubano mais promissor, no último dia 5. Outros 150 mil profissionais de saúde também estão sendo vacinados como parte de um “estudo de intervenção”. Além disso, em províncias na região leste da ilha, mais 48 mil pessoas recebem a vacina Abdala, cujo nome é uma homenagem a um livro do herói da independência do país José Marti.

“Estamos vendo que a vacina é muito segura, o risco potencial de aplicá-la em mais pessoas está diminuindo e os benefícios potenciais estão aumentando. Há evidências de certa eficácia e é por isso que decidimos expandir os estudos de intervenção”, disse Vicente Verez, diretor do Instituto Finlay de Vacinas, à emissora americana NBC.

(…)