Apoie o DCM

Com votos da oposição, governo deve aprovar com facilidade indicação de Kássio Marques e Jorge Oliveira

Do GLOBO:

Com uma base aliada ampliada — e contando com a cooperação da oposição —, o governo Jair Bolsonaro deve conseguir aprovar nessa semana com facilidade as indicações de Kassio Marques ao Supremo Tribunal Federal (STF) e Jorge Oliveira ao Tribunal de Contas da União (TCU), bem como escolhas feitas para diversas agências reguladoras.

Nesta segunda-feira um nome dos mais próximos ao presidente foi aprovado com facilidade na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Interino na presidência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde dezembro do ano passado, Antonio Barra Torres teve sua indicação para ser efetivado no cargo aprovada por 14 votos a 3 e aguarda a confirmação em plenário. Ele ganhou visibilidade ao participar com o presidente de um ato antidemocrático em frente ao Palácio do Planalto, em março. O episódio nem foi abordado na sabatina.

Ministro da Secretaria-Geral e homem de confiança do presidente há duas décadas, Jorge Oliveira será sabatinado nesta terça-feira pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Apesar de toda a retórica do governo contra o PT, o nome não enfrentará resistências nem no partido, que decidiu votar a favor da indicação nesta segunda-feira.

— Jorge Oliveira tem o currículo e preenche os requisitos formais para ocupar o cargo de ministro do TCU — disse o líder do PT no Senado, Rogério Carvalho (SE). Os petistas pretendem usar a sabatina, porém, para questionar o atual ministro de Bolsonaro sobre a visão dele em relação às chamadas pedaladas fiscais, manobras contábeis identificadas pelo TCU que serviram de base ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

(…)