Milagre? Como a medicina explica sobrevivência de menino de 4 anos ao cair do 10° andar

Breno Fernandes Girdziauckas, de 4 anos, caiu da janela de um banheiro no 10º andar de um prédio em Ribeirão Preto (SP) no dia 27 de dezembro de 2025. “A gente viveu momentos de angústia misturado com pesadelo e um milagre”, contou a mãe, Paloma Girdziauckas, ao “Fantástico”. O menino, autista não verbal, sofreu múltiplas fraturas nas pernas, mas escapou com lesões leves na cabeça e no pulmão.
A queda foi amortecida por batidas em uma janela aberta e em um corrimão, reduzindo a velocidade de impacto. “Ao ele ir parando e amortecendo, acaba diminuindo a velocidade da queda”, explicou a ortopedista pediátrica Caroline Marconatto Flores. O socorro foi rápido, pois o hospital de referência fica a uma quadra do prédio, e a idade de Breno favorece a regeneração óssea.
Após cirurgias para colocar pinos e placas, o menino segue em recuperação. “Realmente era mais membros inferiores. Ele fraturou fêmur dos dois lados e nas tíbias”, detalhou a médica. A família celebra o que considera um “milagre” diante de uma queda estimada em cerca de 30 metros de altura.
