Apoie o DCM

Cônsul afirma que Israel espera apoio do Brasil em votações futuras na ONU

Bandeiras de Israel e do Brasil em frente à embaixada brasileira naquele país, em Tel Aviv. (Foto: Jack Guez – 28.out.18/AFP)

Em entrevista ao UOL, Dori Goren, cônsul-geral de Israel em São Paulo, disse que tem grandes expectativas com relação a diplomacia israelense com o governo de Jair Bolsonaro graças às declarações de apoio do presidente eleito. Goren também afirmou que espera que o Brasil passe a apoiar Israel em votações na ONU.

Leia alguns trechos:

(…)

Gostaria de saber mais sobre as expectativas de Israel sobre a possibilidade de o Brasil mudar a sua embaixada de Tel Aviv em Jerusalém.

Ainda precisamos ver se isso vai acontecer depois da posse de Bolsonaro. Essa é uma pergunta que deve ser feita para os brasileiros. A posição israelense é muito clara: Jerusalém é a capital de israel há 70 anos. Isso é reconhecer uma situação que já existe: o governo israelense está em Jerusalém, o Congresso está em Jerusalém, a Corte Suprema, o presidente fica em Jerusalém. Na realidade, esta é uma situação que não é normal.

(…)

Neste mês, o Brasil votou pela primeira vez contra o grupo militante palestino Hamas, sem se abster. Como Israel viu este movimento?

Vimos o voto do Brasil com olhos muito positivos. Esperamos que a votação brasileira vá mudar. Há muitas votações no Conselho de Direitos Humanos da ONU, por exemplo, que são uma hipocrisia total. Sempre há muitas votações contra Israel, e não contra a Síria ou o Irã. Na Unesco, o Brasil votou em uma resolução que não reconhece a ligação do povo judeu com Jerusalém, só a ligação dos muçulmanos. Não é possível que o Brasil seja um país que acha que o povo judeu não tenha ligação com Jerusalém. Jesus era judeu! Então, vamos ver se a votação brasileira vai mudar, esperamos que sim. Tudo depende do novo governo.

(…)