Apoie o DCM

“Continuaremos colocando Bolsonaro na fogueira”, diz secretária do Interior dos EUA escolhida por Biden

Deb Haaland

Joe Biden escolheu para secretária do Interior Deb Haaland, uma das congressistas mais ativas em propostas legislativas contra o governo de Bolsonaro.

Responsável pelas terras públicas federais e reservas naturais, ela será a primeira indígena a ocupar um cargo ministerial na História dos EUA.

“Os Estados Unidos não devem se alinhar a um líder que, repetidamente, coloca seu povo em risco, destrói o meio ambiente e viola os direitos humanos”, afirmou a deputada por e-mail ao Globo em julho.

Em 2019, quando chegou a se reunir no Congresso com representantes da oposição do Brasil, ela apresentou uma emenda ao Orçamento de defesa americano para obrigar o governo Trump a fazer um relatório sobre os direitos humanos no Brasil. Após revisões, a emenda foi aprovada, e o texto sancionado pelo presidente americano.

À BBC Brasil, Deb Haaland falou o seguinte: “Continuaremos colocando Bolsonaro na fogueira enquanto ele cometer violações dos direitos humanos, seguir no esforço para destruir a Floresta Amazônica e colocar nosso planeta em risco de um desastre climático ainda maior”.