Apoie o DCM

Defesa de Lula pede afastamento de desembargador do TRF-4 no processo do sítio de Atibaia

Do G1

Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, presidente do TRF-4

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) o afastamento do desembargador federal Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz no processo do sítio de Atibaia. Lula foi condenado a 12 anos e 11 meses de prisão por corrupção ativa, passiva e lavagem de dinheiro pela Justiça Federal do Paraná, em fevereiro deste ano. Ainda não há data para julgamento em segunda instância.

No documento, os advogados listam argumentos que, segundo eles, tornam o desembargador suspeito para julgar Lula. Thompson passou a integrar a 8ª Turma no fim do mês de junho, após deixar a presidência do tribunal.

Um dos argumentos lembra o dia 8 de julho do ano passado, quando Thompson determinou que Lula continuasse preso após um desembargador plantonista ter ordenado a soltura, o que ocasionou uma sequência de decisões divergentes sobre o caso dentro da ação do triplex do Guarujá – a primeira condenação do ex-presidente na Lava Jato.

“Concorde-se ou não com o seu teor, em um regime democrático, a ordem de soltura só poderia ser desconstituída por um órgão colegiado deste Tribunal Recursal ou pelas instâncias superiores (STJ ou STF), observado o devido processo legal”, diz a defesa.

Por fim, a defesa pede que o delegado de Polícia Federal Rogério Augusto Viana Galloro seja ouvido como testemunha. Os advogados citam que ele recebeu uma ligação de Thompson pedindo para não soltar Lula.

(…)