Apoie o DCM

Defesa de Lula pede que relator se declare impedido de julgar recurso do sítio de Atibaia

Luiz Inacio Lula da Silva. Foto NELSON ALMEIDA AFP

Do G1:

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva protocolou no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), na quinta-feira (30), um pedido para que o relator da Lava Jato no tribunal, João Pedro Gebran Neto, se declare impedido de julgar o recurso de Lula na ação do sítio de Atibaia. Na primeira instância, Lula foi condenado a 12 anos e 11 meses, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, estipuladas pela 13ª Vara Federal de Curitiba.

A petição, a que o G1 teve acesso, alega imparcialidade de Gebran, sendo um dos motivos citados a amizade com o agora ministro Sérgio Moro. Conforme regimento interno do TRF-4, o próprio relator analisa primeiramente o pedido. Depois, segue para a 4ª Seção, formada pelas turmas criminais do tribunal.

O TRF-4 é responsável por julgar os recursos da Lava jato. A sentença do sítio de Atibaia chegou ao tribunal no dia 15 de maio. O recurso de Lula, contra a condenação, ainda não foi protocolado. O sistema informa que o prazo para que isso ocorra vai até o dia 4 de junho.

Sobre a condenação em primeira instância na ação, a defesa de Lula nega as acusações. Em nota, destacou que “uma vez mais a Justiça Federal de Curitiba atribuiu responsabilidade criminal ao ex-presidente tendo por base uma acusação que envolve um imóvel do qual ele não é o proprietário, um ‘caixa geral’ e outras narrativas acusatórias referenciadas apenas por delatores generosamente beneficiados”.

(…)