Delatores dizem a Moro desconhecer obras em sítio de Atibaia

Publicado em 16 fevereiro, 2018 4:25 pm

A Folha conta que o doleiro Alberto Youssef e o ex-presidente da Camargo Corrêa, Dalton dos Santos Avancini, delatores da Lava Jato, disseram a Moro na manhã de sexta, 16, que desconhecem a realização de obras no sítio de Lula em Atibaia.

Ambos prestaram depoimento como testemunhas de acusação na ação penal que investiga se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se beneficiou de R$ 1,02 milhão em benfeitorias no sítio, que teriam sido pagas pelas construtoras Odebrecht e OAS.

Avancini e Youssef, questionados pela defesa de Lula, afirmaram que tais obras nunca foram mencionadas em reuniões que participaram sobre contratos firmados pela Petrobras.

Em nota, o advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins, disse que os depoimentos reforçam que “a escolha do juiz Sergio Moro para julgar a ação pelo Ministério Público não tem qualquer base real”. Leia:

Na mesma linha dos depoimentos de Alberto Youssef e Dalton Avancini, testemunhas ouvidas na manhã de hoje (16/02), Paulo Roberto Costa e Pedro Barusco, delatores da Lava Jato em liberdade, esclareceram agora à tarde que não têm conhecimento de supostas obras realizadas em um sítio em Atibaia e, ainda, que essas obras jamais foram tratadas em discussões relativas a contratos firmados pela Petrobras.

Também esclareceram que nenhum ato relativo a tratativas ou recebimento de vantagens indevidas sobre contratos da Petrobras ocorreu em Curitiba.

Esses depoimentos reforçam que a escolha do juiz Sérgio Moro para julgar a ação pelo Ministério Público não tem qualquer base real.

Reforçam, ainda, que Lula jamais praticou qualquer ato em benefício de empreiteiras durante o período em que ocupou o cargo de Presidente da República e tampouco recebeu qualquer vantagem indevida na forma de imóveis ou em reforma de imóveis. Lula também não é e jamais foi proprietário do sítio de Atibaia.

Lula e seus familiares frequentaram o local como convidados da família Bittar, em razão de uma amizade de mais de 40 anos.

O sítio em Atibaia

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!