Apoie o DCM

Delegado da Receita alerta sobre sua substituição, a pedido de Bolsonaro, em área ameaçada pela milícia

Foto: Reprodução

Reportagem de Chico Otavio no Globo informa que a interferência política em postos-chave da Receita Federal no Rio de Janeiro abriu uma crise entre auditores fiscais e o governo Bolsonaro. Um dos pontos cruciais é a eventual substituição do delegado daAlfândega do Porto de Itaguaí , na Zona Oeste do Rio, José Alex Nóbrega de Oliveira, mas os auditores desconfiam que estão em jogo também a chefia da Delegacia da Receita da Barra da Tijuca e o cargo do superintendente da Receita Federal do Brasil da 7ª Região Fiscal, Mário José Dehon São Thiago Santiago, que estaria se negando a providenciar as substituições.

De acordo com a publicação, informado pelos colegas de que será exonerado do cargo, o auditor fiscal José Alex Nóbrega de Oliveira divulgou um comunicado em um grupo de aplicativo para alertar que “forças externas que não coadunam com os objetivos de fiscalização da Receita Federal, pautados pelo interesse público e defesa dos interesses nacionais” estariam interessadas na troca. “Para minha surpresa, há cerca de três semanas, o superintendente Mário (Dehon, superintendente da Receita Federal) me informa que havia uma indicação política para assumir a Alfândega de Itaguaí, a qual ele não concordava. Tratava-se de um auditor lotado em Manaus que não possuía em seus 35 anos de Receita Federal nenhuma passagem pela Aduana e sem nunca ter assumido chefias. Inconformado com essa situação, o superintendente se recusou a realizar a nomeação, pois fugia dos trâmites utilizados pela RFB para escolha de suas lideranças. Em represália a essa atitude, o mesmo está ameaçado de exoneração”, afirma o delegado no texto.

Na mesma mensagem encaminhada no grupo de aplicativo, José Alex, que está no cargo há um ano e meio, alertou que a região de Itaguaí é fortemente dominada por milícias, sendo o porto um local de entrada de mercadorias vindas da China e exportação para a Europa. O GLOBO comprovou que o comunicado do auditor fiscal foi escrito pelo próprio e vazou neste sábado, pela manhã, nas redes sociais. Na tentativa de manter José Alex no comando de Itaguaí, a cúpula da Receita fez chegar ao presidente Jair Bolsonaro um dossiê que alerta sobre o alto risco de substituição por um fiscal menos experiente para comandar uma unidade cercada pela milícia da Zona Oeste. O documento já foi encaminhado para o gabinete presidencial, completa o Jornal O Globo.