Deputada da Rede é a única da ‘bancada RenovaBR’ que votou contra reforma da Previdência

Publicado em 11 julho, 2019 5:20 pm

Do Estadão

Joênia Wapichana, deputada federal indígena / Agência Brasil

Oito dos nove deputados federais eleitos com passagem pelo grupo de renovação política RenovaBR votaram na quarta-feira, 10, favoráveis à reforma da Previdência. A exceção foi a deputada Joênia Wapichana (Rede-RR), a única parlamentar indígena do Congresso Nacional.

Em seu discurso, Wapichana se posicionou contra o argumento de que a reforma seria a “bala de prata” para a economia da brasileira, citando a necessidade de outros ajustes estruturantes, como a reforma tributária. “A Rede Sustentabilidade reconhece e defende a necessidade de promover uma reforma da Previdência social. No entanto, entendemos que a mesma deve ser sustentável, justa e inclusiva. A grande questão sempre foi: qual reforma?”, afirmou em seu discurso.

“Em um País com desemprego estrutural, como fazer com que a grande maioria dos trabalhadores se aposente apenas com 60% do valor e seus salários e exigir 40 anos de contribuição para terem acesso ao benefício integral?”, criticou.

(…)

No ano passado, o RenovaBR foi a base de lançamento da candidatura presidencial do apresentador Luciano Huck, que teria o então governador capixaba como vice. O projeto, porém, acabou não se concretizando, mas o RenovaBR transformou-se num programa bem-sucedido de bolsas para formação de políticos em início de carreira.

(…)