Apoie o DCM

Deputado do PT propõe decreto legislativo para frear corrida armamentista de Bolsonaro

Bolsonaro – reprodução

Neste sábado (13), o deputado federal Alencar Santana Braga (PT-SP) anunciou através de suas redes sociais que vai apresentar um projeto na Câmara para derrubar os decretos editados por Jair Bolsonaro que facilitam ainda mais posse e porte de armas e munições.

Para Alencar, a facilitação para a aquisição de armas de fogo é uma “decisão homicida”: “Vou apresentar projeto de decreto legislativo para revogar mais essa decisão homicida de Bolsonaro, que continua usando a presidência para defender os interesses das milícias e do crime organizado, que são os verdadeiros beneficiados com essa política”, disse o parlamentar, que continuou:

“Quanto mais armas em circulação, mais armado estará o crime organizado. Bolsonaro sabe disso e suas decisões são as de um chefe de milícia como ele é. O Brasil é governado pelo crime organizado e os apoiadores de Bolsonaro são cúmplices ou desinformados”, finalizou.

Mais cedo, o deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ) já havia criticado Bolsonaro, afirmando que o objetivo do presidente ao assinar os decretos seria armar seus apoiadores.

Entre as novas normas editadas por Bolsonaro, um decreto que atualiza a lista de Produtos Controlados pelo Comando do Exército.  Conforme indica a proposta, deixam de integrar essa categoria os projéteis de munição para armas de porte ou portáteis, até ao calibre 12,7 mm, armas anteriores a 1900 e acessórios como miras telescópicas.

Confira abaixo a publicação de Alencar: