Apoie o DCM

Em Curitiba, milhares acompanham ato que marco um ano da prisão de Lula, diz O Globo

Protesto um ano após a prisão de Lula. Foto: Eduardo Matysiak

O jornal O Globo deu a notícia “Em Curitiba, milhares acompanham ato que marco um ano da prisão de Lula” e depois editou o título para “Com discursos de militantes e políticos, ato em Curitiba marca um ano da prisão de Lula”. De acordo com a publicação, milhares de pessoas acompanham na manhã desse domingo as homenagens ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no entorno do prédio da Polícia Federal (PF), em Curitiba (PR), onde o petista está preso há exatamente um ano. Um ato, com discursos de militantes e políticos, foi acompanhado pela multidão. À tarde, estão programadas apresentações culturais.

Segundo o periódico, o evento finaliza as caravanas organizadas pelo Brasil até o local. Segundo a Polícia Militar, foram 3,5 mil pessoas participando dos protestos pela manhã. Já os organizadores estimaram 10 mil manifestantes. Ao menos três quadras no entorno do prédio da PF foram fechadas para os militantes. A presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, leu uma carta do ex-presidente Lula aos presentes. No documento, o político afirmou que está preso injustamente, sem provas, mas que, mesmo assim, foi impedido de ser candidato à Presidência. Citou que o PT vem sofrendo vários revezes, que começaram com o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e culminaram na sua prisão. Também considerou desproporcional o aparato policial montado quando ele foi ao velório do neto, Arthur, no mês passado.

Em seu discurso, o ex-candidato à Presidência Fernando Haddad (PT) afirmou que se criou uma instabilidade no país desde as eleições de 2014, quando, segundo ele, a oposição não aceitou a quarta derrota nas urnas, o que culminou, depois, na prisão de Lula. Também criticou duramente o atual presidente, Jair Bolsonaro, citando que ele está tendo o pior desempenho no cargo desde a redemocratização, completa o Jornal O Globo.