Apoie o DCM

Em memorando sigiloso, corregedor da Receita diz que decreto de Bolsonaro gerou “desmonte” no combate à corrupção

Reportagem de Bela Megale no Globo informa que, em um memorando sigiloso enviado nesta quinta-feira ao secretário especial da Receita Federal , Marcos Cintra, o corregedor do órgão, José Pereira de Barros Neto, faz duras críticas a um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro no começo do ano. A medida teria deflagrado, nas palavras de Barros Neto, “um desmonte” no combate à corrupção dentro da máquina federal.

Segundo a publicação, com duas páginas, o documento alerta Cintra sobre a reorganização administrativa da Corregedoria da Receita, realizada por meio do decreto 9.679, publicado no Diário Oficial em 2 de janeiro. Segundo Neto, as mudanças assinadas por Bolsonaro levaram o órgão a sofrer “sérias perdas” em sua estrutura responsável por investigar e retirar do serviço público servidores envolvidos em casos de corrupção no fisco brasileiro.

O corregedor chega a citar o discurso de campanha de Bolsonaro contra a corrupção para “alertar” seus superiores sobre o “afrouxamento no combate à corrupção na Receita”. “Trata-se de um contrassenso reduzir pela metade a capacidade operacional da unidade responsável pelo combate à corrupção no âmbito de um órgão tão importante e sensível como a Receita Federal do Brasil no contexto em que a principal diretiva do governo que ora se inicia é a intensificação e o fortalecimento do combate à corrupção”, diz Neto, completa o Jornal O Globo.

Trecho do memorando Foto: Reprodução