Apoie o DCM

Em novo depoimento, hacker afirma que não copiou conversas de Dilma, Moraes e Janot

Walter Degatti Neto. Foto: Reprodução

Da Folha:

Em novo depoimento prestado à Polícia Federal na terça-feira (30) e obtido pela Folha, Walter Delgatti Neto, principal suspeito de hackear o Telegram de autoridades, afirmou que não copiou mensagens de outros alvos de invasão, como a ex-presidente Dilma Rousseff, o ex-procurador-geral Rodrigo Janot e o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.

Delgatti, 30, afirmou também que não repassou as mensagens de procuradores da Lava Jato para nenhuma outra pessoa além do jornalista Glenn Greenwald, do site The Intercept Brasil. O suspeito só admitiu ter copiado conversas de procuradores de Curitiba, como Deltan Dallagnol, e de um promotor de sua cidade, Araraquara (SP) —Marcel Bombardi, que o havia denunciado por crimes antigos.

O suspeito afirmou ainda que não invadiu contas de procuradores que atuam em Brasília na Operação Greenfield, como sugerira em seu depoimento anterior, mas baixou conteúdo relativo à investigação a partir do celular de Deltan Dallagnol.[

Diferentemente do que consta de seu primeiro depoimento, Delgatti disse agora que não se lembra exatamente como foi obtendo os números de telefone de seus alvos. No entanto, disse que “em toda conta do Telegram que era acessada pelo declarante havia uma lista de pessoas que utilizavam o aplicativo e que tinham um vínculo direto ou indireto com o usuário invadido”.

(…)