Apoie o DCM

Enquanto regula Renda Básica, Bolsonaro libera R$ 650 bilhões a bancos

Paulo Guedes e Jair Bolsonaro: Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Do Estadão:

O Conselho Monetário Nacional (CMN) cumpriu na quarta, 1, em reunião extraordinária, mais uma etapa na regulamentação para que o Banco Central (BC) possa emprestar recursos a instituições financeiras, tendo como garantia Letras Financeiras. A estimativa é de a medida possa injetar até R$ 650 bilhões no sistema financeiro.

De acordo com o BC, as operações terão prazo mínimo de 30 dias e máximo de 359 dias corridos. O CMN é composto pelo presidente do BC, Roberto Campos Neto, pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e pelo secretário especial da Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues.

O BC informou que nos próximos dias editará uma circular regulamentando a decisão do CMN sobre os empréstimos com Letras Financeiras. Depois disso, ainda haverá um prazo para operacionalização do instrumento. O BC não divulgou uma estimativa de quando, de fato, os empréstimos começarão a ser feitos.

Esta Linha Temporária Especial de Liquidez (LTEL) busca garantir recursos para que bancos e demais instituições financeiras possam conseguir dinheiro com o BC para atravessar a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.

(…)

LEIA TAMBÉM: Maia cobra atitude de Bolsonaro na distribuição da Renda Básica aos informais