Apoie o DCM

Estoque de cloroquina parado em Blumenau é suficiente para um século de demanda

Do NSC Total

Reprodução

O megaestoque de cloroquina encalhado nas farmácias da rede pública de Blumenau é suficiente para um século de demanda. As 36 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde a pedido da prefeitura, para serem prescritas a pacientes de Covid-19, vencem no dia 1º de maio de 2022. A procura tem sido muito pequena.

Entre 21 de agosto, quando os medicamentos chegaram ao município, até 23 de novembro, apenas 89 doses foram retiradas por blumenauenses com prescrição médica. São menos de 30 comprimidos entregues por mês. Neste ritmo, seriam necessários mais 100 anos para dar fim aos 35.911 restantes. Questionada pela coluna, a Secretaria Municipal de Saúde não informou o que pretende fazer com a cloroquina de sobra.

Antes da pandemia, a demanda em Blumenau sempre foi baixa. O remédio é comprovadamente eficaz para tratar malária, artrite reumatoide e lúpus. Porém, a substância entrou no vocabulário do brasileiro depois de transformada em bandeira política, pelo presidente Jair Bolsonaro, na pandemia de Covid-19. (…)