Apoie o DCM

Charles III e Dom Pedro II parentes? Entenda ligações entre as famílias reais

Dom Pedro II e rei Charles III. Imagem: Reprodução/AFP

A linhagem do rei Charles III, monarca britânico recém coroado, se cruza com a da antiga família real brasileira, por mais distante que possa parecer. O elo em comum é a avó da rainha Victoria. Para entender, é preciso olhar para um dos avôs da rainha Victoria: o duque Francisco de Saxe-Coburgo-Saalfeld. Pai de dez filhos, é um ponto de convergência entre uma série de famílias reais europeias, como a belga, sueca, dinamarquesa, norueguesa e espanhola.

A princesa Victoria de Saxe-Coburgo-Saalfeld, que se casou com o príncipe britânico Edward, é parte dessa prole. A união do casal gerou a rainha Victoria do Reino Unido — ela celebremente se casou com seu primo de primeiro grau, o príncipe Albert, outro neto do duque Francisco.

Do matrimônio de Albert e Victoria nasceu o rei Edward VII, que passou o trono para seu filho, George V. O primogênito, Edward VIII, seria o sucessor natural da Coroa, mas abdicou para viver com a socialite americana Wallis Simpson — um grande escândalo, já que a mulher à época era divorciada.

Ascendeu então seu irmão mais novo, o rei George VI, pai da rainha Elizabeth II, morta aos 96 anos em setembro do ano passado. Rei Charles, portanto, é hexaneto de Francisco, o duque de Duque de Saxe-Coburgo-Saalfeld.

Outros filho de Francisco foi o príncipe Fernando, que se casou com a princesa Maria Antônia de Koháry, parte da nobreza húngara. Um dos filhos do casal foi Fernando Augusto Francisco Antônio von Saxe-Coburgo-Koháry — ou simplesmente Dom Fernando II, nome aportuguesado que recebeu ao virar príncipe consorte quando se casou em 1836 com Dona Maria II, rainha de Portugal.

Maria II nasceu em São Cristóvão, no Rio de Janeiro, em 1819, onze anos após a família real portuguesa deixar Lisboa para fugir de Napoleão Bonaparte. Princesa Imperial do Brasil, era filha de Dom Pedro I com a arquiduquesa austríaca Maria Leopoldina e irmã de Dom Pedro II. Resumindo, Charles III é tetraneto da rainha Victoria, e um dos primos da emblemática monarca britânica foi genro de Dom Pedro I e cunhado de Dom Pedro II.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link