Fachin determina que presos do semiaberto em grupo de risco permaneçam em casa

O ministro Edson Fachin, do STF – 13/09/2017 (Sergio LIMA/AFP)

Do Correio Braziliense.

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, nesta quinta-feira (17/18), que detentos que cumprem o regime semiaberto e se enquadram nos grupos de risco da covid-19 sejam colocados em regime domiciliar. De acordo com o despacho, a determinação deve ser aplicada em prisões que estão superlotadas.

O magistrado atendeu pedido da Defensoria Pública da União (DPU), que entrou com habeas corpus em favor de todos os detentos que estão em prisões com lotação acima da capacidade e que não cometeram crimes graves, e estão detidos por delitos sem uso da violência. Apesar da decisão, o magistrado afirmou que, nas unidades que não registraram casos de covid-19, têm atendimento médico e tiverem adotado medidas preventivas, a progressão de regime pode não ser concedida.

No habeas corpus, a DPU afirmou que vários juízes estão deixando de cumprir norma do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que orientou a concessão de prisão domiciliar para detentos em grupos de risco e que não cometeram crimes violentos.

(…)

Pedro Zambarda de Araujo: Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: pedrozambarda@gmail.com
Related Post
Disqus Comments Loading...