Apoie o DCM

Fake news: Bolsonaro mente ao dizer que PT não assinou Constituição de 1988

Presidente Jair Bolsonaro em live
Foto por: Reprodução/Youtube

Em sua live semanal desta quinta-feira (11/08), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o PT não assinou “a carta à democracia de 88”, em referência à Constituição Brasileira, e criticou a adesão do partido à carta em defesa da democracia lida hoje na Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo).

Com um exemplar da Constituição nas mãos, o presidente questionou: “Alguém discorda que essa daqui é a melhor carta da democracia? Alguém tem dúvida? Acha que outro pedaço de papel qualquer substitui isso daqui? Então vamos lá, já que o símbolo máximo do PT assinou a carta juntamente com sua jovem esposa, eu pergunto, o PT assinou a carta de 88?”, disse. “O PT assinou a constituição de 88? O pessoal faz uma ronda agora sobre carta à democracia para tentar atingir a mim, mas a bancada toda do PT não assinou essa carta à democracia em 88 e agora quer assinar essa cartinha à democracia?”.

A informação passada pelo atual chefe do Executivo, no entanto, é falsa. Os deputados constituintes do PT foram orientados a votar contra o texto, mas a assinar a Constituição. O PT teve 16 deputados na Constituinte em 1987, quando a Constituição de 1988 foi elaborada. Entre eles, o próprio Lula, líder do partido na assembleia, assinaram o texto. É o que consta em registro do discurso do petista em 22 de setembro de 1988, dia em que o texto final foi votado.

Entre os constituintes do PT estavam Benedita da Silva – PT/RJ, Eduardo Jorge – PT/SP, Florestan Fernandes – PT/SP, Gumercindo Milhomem – PT/SP, Irma Passoni – PT/SP, João Paulo – PT/MG, José Genoíno – PT/SP, Luiz Gushiken – PT/SP, Luiz Inácio Lula da Silva – PT/SP, Olívio Dutra – PT/RS, Paulo Delgado – PT/MG, Paulo Paim – PT/RS, Plínio Arruda Sampaio – PT/SP, Virgílio Guimarães – PT/MG, Vítor Buaiz – PT/ES e Vladimir Palmeira – PT/RJ.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link