Funcionárias da Caixa recebem carta de apoio de mulheres que denunciaram Melhem

As funcionárias da Caixa Econômica Federal que denunciaram o ex-presidente da empresa, Pedro Guimarães, por assédio sexual, receberam como apoio uma carta de mulheres que denunciaram o ex-diretor do departamento de humor da Globo, Marcius Melhem.
O grupo responsável pela carta tem cerca de dez mulheres, e nela é exaltada a “coragem para romper o silêncio” e de enfrentar o poder da Caixa. Ao longo das linhas, é aconselhado que elas devem estar preparadas para as próximas batalhas, que ”serão tão ou mais duras”.
“O sentimento principal talvez seja o medo. Medo da retaliação do poderoso denunciado, medo pelo futuro de nossas carreiras, medo de que nossa reputação seja posta em jogo, simplesmente porque fizemos o que era correto. O único fio que temos para nos segurar é a certeza de que essa era nossa única opção”, afirma o documento.
“Conhecemos os desafios que aparecem ao enfrentarmos um homem em posição de poder, que usa a sua força e o seu cargo para constranger e calar as pessoas”, continua.
As autoras da carta se apresentam como “Somos Muit@s”, e reforçam que tem um laço inquebrável com as supostas vítimas de Pedro Guimarães, por também se verem na condição de vítimas de assédio sexual.
“Nós não sabemos quem são vocês. Nunca nos falamos, nunca nos vimos e se nos cruzássemos na rua não teríamos como saber que passamos uma pela outra. Mesmo assim temos agora um laço inquebrantável. É por causa de mulheres como vocês que nós seguimos lutando. Daremos forças umas para as outras e não pararemos até que todas as histórias sejam contadas”, completa a carta.