Apoie o DCM

Gabriela Prioli desmascara fake news em série de Osmar Terra sobre coronavírus

Gabriela Prioli. Foto: Reprodução

Após uma série de tuítes mentirosos em defesa do fim do isolamento, Osmar Terra foi criticado por Gabriela Prioli e pediu, ironicamente, para que a comentarista explicasse por que as informações publicadas por ele são desinformação.

Foi o que ela fez.

Pelo Twitter, Gabriela Prioli fez uma thread desmascarando as fake news de Osmar Terra sobre o achatamento da curva do coronavírus:

Posso explicar: o artigo do NYT, que o senhor menciona agora, mas não mencionou antes, diz que ‘o número de novos casos parece estar diminuindo, provavelmente devido aos esforços rigorosos de bloqueio do país’. O contrário do que o senhor sugere na postagem.

Diz também que ‘nos Estados Unidos, o número de novos casos confirmados ainda está se multiplicando rapidamente, pois alguns estados continuam resistindo às medidas mais rigorosas.’ Novamente, o inverso do sugerido pelo senhor. Aqui com a fonte.

Depois, a exibição dos gráficos sem explicitar a variável do eixo Y fará com que, aos olhos desatentos, curvas que não são iguais, pareçam iguais. LINKEI antes a postagem do Leo Monasterio que replico aqui.

Além disso, a análise da situação dos países deve considerar se o isolamento foi feito rapidamente, quão rígida foi a política de isolamento e qual a projeção feitas pelos especialistas caso o isolamento não fosse adotado.

Sobre os EUA, artigo do The Economist, mencionando fala de Trump no sentido de não ter escolha, já que modelos mostram que o isolamento deve salvar muitas vidas americanas, embora diga, no mesmo discurso, que haverá mortes. Isso é achatar a curva“.