Apoie o DCM

“Globo inventando mortes por coronavírus” foi uma das mentiras da rede bolsonarista derrubada no Facebook

Ataques da rede bolsonarista no Facebook. Foto: Reprodução

Da CBN.

(…)

Este grupo usava contas duplicadas ou falsas para evitar a aplicação dos termos de uso do Facebook. A atividade incluía criação de pessoas fictícias fingindo ser repórteres e gerenciamento de páginas que se passavam por veículos de notícia. Os conteúdos publicados falavam de política, eleições, memes e até mesmo sobre a pandemia do coronavírus. Os textos também continham críticas aos grupos político contrários ao presidente.

Alguns conteúdos já tinham sido removidos, inclusive, por serem enquadrados como discursos de ódio. O diretor de cibersegurança do Facebook, Nathaniel Gleicher, destacou que não foram encontradas evidências de envolvimento direto dos políticos citados. Ao mesmo tempo, informou que a empresa tem provas que ligam diretamente a atividade irregular aos gabinetes mencionados.

A rede social trouxe alguns exemplos de como o grupo coordenado atuava. A página Jogo Político dizia: “Sérgio Moro é cancelado na internet”. Já a página Bolsonaro News trazia um vídeo com o título “Globo inventando mortes por coronavírus”.

(…)

A rede social não deixa claro em que período este comportamento nocivo foi detectado. No entanto, o relatório divulgado pelo Facebook menciona o coronavírus, o que sugere que as atividades irregulares ocorreram até recentemente. Ao revisar as descobertas do Facebook, o laboratório forense digital do Atlantic Council também encontrou ligações entre o conteúdo enganoso, Carlos Bolsonaro (vereador do Rio) e Coronel Nishikawa (deputado estadual por SP).

LEIA TAMBÉM – Facebook derruba páginas e contas de fake news ligada ao PSL e à família Bolsonaro

Facebook diz que rede bolsonarista “agia para enganar sistematicamente o público”

Além de Bolsonaro e filhos, rede bolsonarista no Facebook inclui deputados do PSL no Rio 

Perfis de fake news do ‘gabinete do ódio’ aplicaram US$ 1,5 mil em impulsionamento no Facebook