Apoie o DCM

Governo indica almirante da Marinha para presidir conselho da Petrobras

O almirante Leal Ferreira. Foto: Wikipedia

Segundo informações da Veja, o governo federal indicou o almirante da Marinha, Eduardo Bacellar Leal Ferreira, para presidir o conselho de administração da Petrobras. Além dele, o geólogo John Milne Albuquerque Forman e o economista João Cox também foram indicados para o colegiado.

Os três devem substituir Luiz Nelson Carvalho, Francisco Petros e Durval José Soledade Santos no Conselho. Carvalho e Petros renunciaram aos postos em 1º de janeiro. Já o pedido de saída de Soledade Santos foi apresentado nesta segunda-feira e será efetivo a partir de 4 de fevereiro. 

Por ser controlador da companhia, o governo federal tem direito de indicar oito dos 11 conselheiros da Petrobras. Os outros três são indicados por acionistas minoritários.

(…)

Segundo comunicado da Petrobras, Leal Ferreira foi Almirante de Esquadra e foi Comandante da Marinha até janeiro do ano passado. Além da Escola Naval, Leal Ferreira tem formação na Escola de Guerra Naval do Brasil, na Academia de Guerra Naval do Chile e na Academia Naval de Annapolis dos Estados Unidos. Antes de ser Comandante da Marinha, foi Chefe do Estado Maior da Marinha e Comandante-em-Chefe da Esquadra.

“Leal Ferreira foi treinado e teve suas capacidades de liderança gestão e visão estratégica testadas e aperfeiçoadas ao longo de muitos anos de experiência”, cita o fato relevante que não menciona experiência em empresas, nem no setor de petróleo e gás ou energia.