Apoie o DCM

Governo vai retomar operação contra garimpos ilegais em terra indígena no Pará

Do Globo

Sobrevoo regista áreas de garimpos ilegais dentro da Terra Indígena Munduruku, no Pará, em setembro de 2019

O Ministério da Defesa anunciou nesta sexta-feira o reinício das operações de combate a crimes ambientais na Terra Indígena Munduruku, no Oeste do Pará. As ações haviam sido suspensas na quinta-feira após protestos realizados por garimpeiros indígenas e não-indígenas durante a visita do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, ao município de Jacareacanga. O reinício das operações foi anunciado por meio de nota divulgada pelo Ministério da Defesa.

O anúncio da retomada das operações acontece um dia após o governo ter sido duramente criticado por procuradores da República do Pará que, em manifestação entregue à Justiça Federal, disseram que a suspensão da operação na TI Munduruku mostrava que o governo não tinha a intenção de coibir os garimpos ilegais na região.

Há algumas semanas, fiscais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) estavam na região destruindo equipamentos e acampamentos em garimpos ilegais na terra indígena Munduruku.

Na nota divulgada nesta sexta-feira, o Ministério da Defesa a suspensão da operação havia sido feita de forma temporária para “permitir avaliação de resultados e a realização de encontro de representantes dos indígenas com o Ministério do Meio Ambiente”, em Brasília. (…)