Apoie o DCM

Greenwald: “Lava Jato usou o pretexto da lei para alcançar seus fins políticos”

Glenn Greenwald (Evaristo Sá/AFP)

Do Twitter de Glenn Greenwald:

EXCLUSIVO #VazoJato: Deltan Dallagnol, em chats secretos, sugeriu que Sergio Moro protegeria Flávio Bolsonaro para não desagradar ao presidente e não perder indicação ao STF

1/ Como Deltan disse sobre Flávio: É óbvio o q aconteceu… E agora, José?” MPF procuradores concordaram que havia zero dúvida que Flavio era culpado de corrupção séria. Mas eles previram que Moro protegeria Flavio por motivos políticos e seus próprios interesses profissionais.

2/ Não é só Moro: o próprio Deltan fez exatamente o que ele receava que Moro faria. O procurador – que adora ser entrevistado para denunciar políticos do PT – decidiu que deveria se esconder da mídia por algum tempo para evitar ter que responder a perguntas sobre Flavio.

3/ Em janeiro, Deltan ficou empolgado pq o @showdavida queria entrevistá-lo sobre Paulo Pimenta – até que percebeu que tb poderia ser questionado sobre o Flavio. Então ele decidiu que era melhor evitar a entrevista. Isso mostra como a seletividade guiava tudo o que eles faziam.

4/ Para Deltan e LJ, ser entrevistado na @RedeGlobo para denunciar políticos petistas como Paulo Pimenta foi emocionante – mas no caso do Flávio: eles se tornaram muito tímidos, optando pelo silêncio, embora a tentativa de Flavio de usar do “foro privilegiado” era muito pior.

5/ Estas são algumas das evidências mais convincentes, mostrando o que os críticos de Moro e LJ – e procuradores do MPF – vêm dizendo: a LJ usou o pretexto da lei para alcançar seus fins políticos, perseguindo quem eles queriam, protegendo os outros (FHC) por razões políticas.

Eu gostaria sinceramente de ouvir dos defensores mais dedicados de Deltan que esta clara seletividade partidária pode ser justificada.