Apoie o DCM

Humilhados e insatisfeitos, deputados querem dar o troco em Bolsonaro

Câmara dos Deputados. Foto: LUIS MACEDO/CÂMARA DOS DEPUTADOS

Do Poder360

Pelo menos 10 líderes partidários da Câmara saíram de Brasília no fim da 5ª feira, 21, decididos a dar 1 “voto de censura” a Jair Bolsonaro na semana que vem. Querem impor alguma derrota ao presidente.

Há grande descontentamento no Congresso por causa da forma como Bolsonaro e seus aliados rejeitam dialogar com deputados e senadores.

Os congressistas acham que o presidente e seu time não perdem a oportunidade de chamá-los de praticantes da “velha política”.

A forma encontrada por líderes na Câmara será tentar derrubar uma decisão recente de Bolsonaro.

Querem votar na 3ª ou na 4ª feira 1 projeto de decreto legislativo para revogar o ato de Bolsonaro que permitiu a cidadãos de Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão visitarem o Brasil sem visto de entrada.

Essa mudança foi anunciada durante a visita do presidente brasileiro a Washington, quando encontrou-se com Donald Trump.

O argumento de Bolsonaro para liberar cidadãos desses países de visto de entrada é que essa medida poderá estimular o turismo no Brasil. “Alguém tem que estender o braço antes”, disse em Washington.

Os líderes partidários que estão insatisfeitos com Bolsonaro acham que há 1 argumento ideal para derrubar a decisão: o princípio da reciprocidade que deve vigorar nas relações entre o Brasil e outros países. Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão não deram nem sinal de quando pode ser revogada a exigência de visto para cidadãos brasileiros entrarem naqueles países –apesar de Bolsonaro estar estendendo o braço antes.

(…)