Imortais da ABL recusam medalha que também foi oferecida a Daniel Silveira

A homenagem concedida pela Biblioteca Nacional para personalidades que contribuem com a literatura foi recusada pelo escritor, poeta e tradutor Marco Lucchesi e pelo professor emérito da UFRJ Antonio Carlos Secchin, imortais da Academia Brasileira de Letras. A medalha de ouro da Ordem do Mérito do Livro também seria dada ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), o que seria um dos motivos para a recusa.
Em suas redes sociais, Luchessi esclarece o motivo, contando que soube que essa medalha também será entregue ao presidente da República e aos seus mais fiéis seguidores, e, sendo assim, agradece, mas não pode aceitar.
“Se eu aceitasse a medalha seria referendar Bolsonaro, que disse preferir um clube ou estande de tiro a uma biblioteca”, pontuou o escritor.
Se eu aceitasse a medalha seria referendar Bolsonaro, que disse preferir um clube ou estande de tiro a uma biblioteca. Agradeço, mas não posso aceitar.
— Marco Lucchesi (@marcolucbr) July 1, 2022
Posto isso, Secchin explicou ao Blog do Ancelmo que recusou a homenagem pois a cerimônia “se constituirá na celebração de uma única diretriz política, agraciando pessoas sem relação com livros, biblioteca e cultura”.