Apoie o DCM

Jair Bolsonaro confirma demissão do presidente da Apex depois dele ignorar decisão de seu ministro

Reportagem de Talita Fernandes e Thais Bilenki na Folha de S.Paulo informa que, depois de ter desafiado o chanceler Ernesto Araújo, que anunciou sua saída da presidência da Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex), Alecxandro Carreiro teve sua demissão confirmada pelo Palácio do Planalto, na noite desta quinta-feira (10).

De acordo com a publicação, Carreiro teve sua demissão divulgada pelo ministro de Relações Exteriores nas redes sociais na noite de quarta-feira (9), mas manteve um dia normal de despachos como presidente da agência nesta quinta, gerando mal-estar entre o Palácio do Planalto e o Itamaraty. Pela manhã, inclusive, ele esteve no Planalto, mas não foi recebido por Bolsonaro.

Antecipando a queda de Carreiro, o presidente recebeu, por volta das 17h30, o embaixador Mario Vilalva, indicado pelo chanceler para a presidência da Apex, em encontro do qual também participou Araújo. A saída de Carreiro ocorreu sete dias após sua indicação para presidir a agência e é a primeira baixa do governo Bolsonaro, completa a Folha.

Bolsonaro e o chanceler Ernesto Araújo | Sérgio Lima/AFP