Apoie o DCM

Jornal Nacional mostra como Bolsonaro engana a população sobre a fila do INSS

Do Jornal Nacional

Há mais de um mês, o governo federal anunciou medidas para agilizar a análise dos pedidos de benefícios que estão travadas no INSS. Mas, até agora, elas não saíram do papel.

A professora Valéria consulta o aplicativo Meu INSS no celular várias vezes por dia na esperança de ter o auxílio-doença liberado. Ela só conseguiu fazer a perícia em janeiro, um mês depois de uma cirurgia, mas até agora continua sem resposta e ela precisa pagar contas, voltar ao trabalho.

“Não recebi nada, até então, de benefício agora no mês de fevereiro nem referente aos dias trabalhados de dezembro nem aos dias de janeiro. Então, querendo ou não, tem acúmulos de contas. Eu espero também que até o dia 31 de março eu possa ter um documento, pelo menos, dizendo que eu já posso voltar a trabalhar”, diz Valéria.

No fim de janeiro, em todo o país, os benefícios pendentes de análise já passavam de dois milhões; 1,3 milhão estão esperando além de 45 dias, prazo estabelecido por lei para concessão de benefício. Desses pedidos, 618 mil são de aposentadorias, 108 mil de salário-maternidade e 47 mil de auxílio-doença, caso da Valéria. (…)