Apoie o DCM

Jovem condenado a 15 anos de prisão por crime que não cometeu é absolvido com ajuda do Projeto Inocência

Após quase três anos preso por crimes que não cometeu, jovem é solto com ajuda do projeto – Foto: Reprodução

Igor Barcellos Ortega foi condenado a 15 anos e seis meses de prisão em regime fechado por meio de uma foto é inocentado após com ajuda do Projeto Inocência após cumprir mais de 3 anos da pena e realização de um simples exame de DNA.

Leia, abaixo, trecho da reportagem do Fantástico:

Ele era suspeito de cometer um assalto em Guarulhos. No entanto, o jovem não só era inocente como estava em outra cidade no momento do crime, dando entrada em um hospital como vítima de um atentado. Ao provar que Igor não poderia estar em dois lugares ao mesmo tempo, o Projeto Inocência conseguiu absolver mais um jovem preso injustamente. (…)

A mãe de Igor, Elizabeth Barcellos, passou a viajar 10 horas de ônibus todo mês para visitar o filho, na Penitenciária de Irapuru, no Oeste de São Paulo. Ela prometeu a si mesma tirar o filho de lá. Ela própria foi atrás de imagens de câmeras de segurança que mostrassem que o filho não estava no local do crime pelo qual ele foi acusado. “Catei ele na grade, ele gritou ‘mãe!’. Essa cena nunca vai sair da minha mente. Ele disse: ‘Mãe me tira daqui, eu não fiz nada!”, lembra ela.

Depois de um teste de DNA comparando o sangue encontrado no chão do carro roubado pelos assaltantes com o salgue da calça de Igor, ficou provado que ele era inocente, o que convenceu o relator de uma revisão criminal no Tribunal de Justiça de São Paulo a votar pela absolvição dele. Ainda assim, Igor passou quase três anos preso por um crime que não cometeu.