Apoie o DCM

Juninho Pernambucano ao Guardian: “Há milhares de George Floyds no Brasil”

Juninho Pernambucano (SporTV/Reprodução)

Do Guardian:

Como tantos outros jogadores de futebol e ex-profissionais, Juninho Pernambucano poderia facilmente ficar calado e não discutir as questões mais importantes da vida. Mas isso, de acordo com o ex-jogador do Lyon e internacional brasileiro, seria uma traição aos seus princípios. Estamos conversando há 30 minutos, quando ele começa a chorar pela primeira vez durante uma entrevista que dura duas horas e meia.

A situação em seu país natal, o Brasil, está descontrolada, tendo o presidente Jair Bolsonaro falhado miseravelmente em combater o coronavírus. Nesta semana, o país passou de 65.000 mortes e teve quase 50.000 novos casos em um dia. O número total de casos ultrapassou 1,6 milhão. É o segundo país mais atingido do mundo. O Brasil também é um país de crescente desigualdade e tensão racial sob a liderança de Bolsonaro, e Juninho está discutindo educação e dignidade quando sua voz começa a rachar.

“Temos um sistema educacional ruim no Brasil”, diz ele. “As pessoas ricas dizem que temos que investir em educação – mas como? Precisamos lutar contra a fome, como disse o [ex-presidente] Lula. Se você está com fome, não tem confiança. Imagine um pai ou mãe que não são capazes de fornecer três refeições por dia para seus filhos. Mas ainda mais importante que a educação é dignidade. A dignidade humana é um direito que todos nós precisamos ter. Desculpe, isso está me deixando muito emocionado … ”(…)

Juninho se irrita com os comentários recentes de Eduardo Bolsonaro, filho de Jair, congressista e também representante do Movimento de Steve Bannon na América do Sul. Eduardo Bolsonaro disse recentemente que não havia George Floyds no Brasil. “Existem milhares de George Floyds no Brasil e milhares de outros que sofreram em silêncio que não conhecemos”, diz Juninho. “É desumano dizer que não temos George Floyds no Brasil. Os tiroteios acontecem todos os dias. Os gays também são perseguidos e essa é uma das coisas que mais me irrita com as pessoas que apoiam Bolsonaro. No entanto, ninguém pode vencer o tempo. Algum dia todos descobrirão quem você realmente é.

(…)