Lamine Yamal é denunciado por contratar pessoas com nanismo para festa na Espanha

O atacante Lamine Yamal, de 18 anos, foi denunciado pela Associação de Pessoas com Acondroplasia e Outras Displasias Esqueléticas com Nanismo (ADEE) da Espanha. A entidade acusa o jogador do Barcelona e da Seleção Espanhola de contratar pessoas com nanismo para entretenimento durante a festa de aniversário realizada no sábado (12).
Em comunicado oficial, a ADEE classificou a prática como “inaceitável”, afirmando que ela reforça estereótipos e viola os direitos e a dignidade das pessoas com deficiência. A denúncia tem como base a Lei Geral dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Espanha, que proíbe qualquer atividade recreativa que exponha essas pessoas ao ridículo ou escárnio.
Segundo o portal Ok Diário, a contratação teria ocorrido sem outro propósito além de servir como atração durante o evento. A lei prevê punições para esse tipo de conduta, mesmo em festas privadas.
Lamine está de férias e tem sido visto em destinos como São Paulo, Ibiza e Xangai. Recentemente, foi fotografado em shows de artistas como Ozuna e ostentando joias avaliadas em milhões de reais. Até o momento, ele não se pronunciou sobre a denúncia.