Apoie o DCM

Luciano Huck corta fala de Gilberto Gil sobre ditadura e é detonado nas redes

Luciano Huck corta fala de Gilberto Gil sobre ditadura e é detonado nas redes
Luciano e Gilberto Gil
Foto: Cadu Pilotto

No último domingo (26), durante um especial em homenagem ao cantor Gilberto Gil, no programa Domingão com Huck, o assunto sobre a Ditadura Militar chegou à conversa. No entanto, logo em seguida o apresentador cortou o papo. Em seguida, o fato virou alvo de críticas nas redes sociais.

No momento, Gil relatava o período em que foi perseguido pelo regime que durou 20 anos. “Nós fomos presos no dia 27 )de dezembro, de 1968), quinze dias depois do AI-5. E, aí, passamos janeiro, fevereiro, saímos na quarta-feira de cinzas da prisão. Aí, ficamos em prisão domiciliar em Salvador mais seis meses e saímos para o exílio em julho de 1969”, lembrou.

Em seguida, Huck também pontuou a questão da represália política da época. “Só para a juventude que nos assiste, eu acho importante. Você imaginar que por você ter divergências políticas ou por você ter opiniões diversas você passa quatro meses na cadeia e seis meses em prisão domiciliar por pensar diferente do outro, você vê a insanidade que é hoje em dia as pessoas tentarem discutir que você não pode pensar diferente do outro”, comentou ele.

Gil, então, criticou as pessoas que querem que um regime político parecido volte. “E muitos até querendo que aquele modelo de governança, aquele modelo de hegemonia do Estado volte, querendo… Tanta gente querendo a ditadura de novo”, disse.

Em seguida, o apresentador cortou o assunto e seguiu para o outro tópico do papo. “Agora é o seguinte, vamos voltar à vida de Gilberto Gil. Vocês não querem ver a cozinha como ficou?”, perguntou após encerrar o assunto.

Logo após o programa, vários usuários não perdoaram o corte e criticaram Huck

“Primeira vez que assisti o Domingão com Huck. A hora que Gil falou da prisão, do exílio… Luciano quis remeter a nossa contemporaneidade, Gil perguntou como hoje há os que pedem a volta da ditadura… Luciano não aguento e mudou de assunto… kkkkkk”, comentou uma internauta.

“Cortar a fala de Gilberto Gil quando ele repudiava a atitude dos imbecis q, em pleno 2022, pedem a volta da ditadura, além de falta de educação, é censura. Tremenda falta de respeito com a história de Gil, q foi preso, torturado e teve q se exilar pra não ser morto pelos milicos”, detonou outra usuária em comentário.

“Doa a quem doer, ditadura militar tem que ser debatido sempre. O episódio de hoje, foi pura falta de respeito do Luciano Huck para com o Gil. O AI-5 foi um episódio triste e nojento, que enoduou pra sempre a nossa história. Temos que nos indignar”, escreveu outro perfil.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link