Apoie o DCM

Lula envia carta a China e diz que Bolsonaro é “reles bajulador” da Casa Branca

Jair Bolsonaro e Lula. Foto: Wikimedia Commons

Da Coluna de Jamil Chade no UOL.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou ao presidente da China, Xi Jinping, uma carta em que pede desculpas pelo comportamento do deputado Eduardo Bolsonaro e ataca o governo brasileiro por sua atitude “servil” em defesa dos interesses do presidente americano, Donald Trump.

O documento, obtido com exclusividade pela coluna, foi entregue à embaixada da China em Brasília na sexta-feira. Neste domingo, ela chegou às mãos do presidente Xi Jinping.

Na semana passada, Eduardo Bolsonaro abriu uma crise diplomática ao culpar a China pela pandemia do coronavírus. O embaixador de Pequim no Brasil, Yang Wanming, retrucou e acusou o deputado de estar servindo de porta-voz para os interesses do governo americano, que vem adotando exatamente a mesma estratégia em relação aos chineses.

Para Wanming, Eduardo Bolsonaro retornou de Miami, onde esteve com Donald Trump, com “vírus mental”. “Aconselhamos que não corra para ser o porta-voz dos EUA no Brasil, sob a pena de tropeçar feio”, disse.

A resposta do governo brasileiro não demorou para chegar, com o chanceler Ernesto Araújo exigindo que o embaixador se retratasse, o que jamais ocorreu.

Para Lula, o Brasil sob o governo de Jair Bolsonaro tem demonstrado ser um “reles bajulador” da Casa Branca e adotou uma política externa “servil”.

(…)