Apoie o DCM

Lula lidera com folga entre os beneficiários do Auxílio Brasil

Ex-presidente Lula (PT), e presidente Jair Bolsonaro (PL). Foto/Reprodução

A pesquisa feita pelo Datafolha nesta semana, evidenciou que o ex-presidente e candidato Lula (PT) tem 56% das intenções de voto entre os beneficiários do programa, Auxílio Brasil, já o presidente Jair Bolsonaro (PL), segue com 28%.

Conforme publicado na Folha de S.Paulo, os números divulgados pela pesquisa, são os mesmos do levantamento anterior, realizado há duas semanas, após o primeiro pagamento da parcela.

O atual programa criado pelo governo de Bolsonaro, surgiu há um ano, durante a pandemia, substituindo o Bolsa Família, programa lançado no primeiro mandato do candidato petista, Lula. Ambos os programas, visam auxiliar famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.

A vantagem de Lula sobre Bolsonaro, é de 28 pontos porcentuais entre os que recebem o auxílio, caindo para 22 pontos entre os eleitores que estão fora do programa social. Segundo o Datafolha, 24% dos entrevistados recebem a renda assistencial ou moram com um beneficiário do programa. A margem de erro do estudo é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos.

É válido ressaltar que o auxílio é uma das principais apostas do candidato à reeleição, uma estratégia que tenciona recuperar a popularidade e responder às preocupações dos eleitores sobre o futuro da economia.

Até julho, o Auxílio Brasil pagava R$ 400 por beneficiário. O valor total foi elevado para R$ 600 com a criação do benefício adicional, até o momento o valor final é incerto e nada foi firmado.

A pesquisa, entrevistou cerca de 5.734 eleitores entre os dias 30 de agosto e 1.º de setembro, em 285 municípios. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no protocolo sob o número BR-00433/2022.

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link