Lula pode voltar com Ministério das Cidades, esvaziado por Bolsonaro

A equipe do ex-presidente Lula (PT) estuda a possibilidade de criar novamente o Ministério das Cidades, que o presidente Jair Bolsonaro (PL) extinguiu em 2019. A informação é da coluna de Guilherme Amado, do Metrópoles. A ideia surgiu no grupo de urbanistas que aconselha a pré-campanha do petista. A pasta das Cidades foi criada justamente no primeiro governo Lula, em 2003. Bolsonaro esvaziou o ministério, unindo-o com o da Integração Nacional para formar o Ministério do Desenvolvimento Regional.
Leia mais:
1. Bolsonaro sobre Haddad: “Brasil teria passado por lockdown nacional”
2. Até Bolsonaro reconhece: “No tempo do Lula carne era mais barata”
3. Amigo de Moro, desembargador será coordenador do programa sobre segurança pública
O coordenador do colegiado da Fundação Perseu Abramo, o urbanista e professor Nabil Bonduki, diz que o atual Ministério do Desenvolvimento Regional não discute a fundo demandas das cidades brasileiras, onde estão 85% dos habitantes do país. Dessa forma, na avaliação dele, a fusão entre as pastas não foi benéfica, já que o Ministério das Cidades foi esvaziado no desenho ministerial de Bolsonaro.
Equipe de Lula também quer recuperar Minha Casa Minha Vida
O setor de urbanismo da campanha do ex-presidente afirma, também, a importância de recuperar os programas sociais criados pelo PT nesse departamento, como o Minha Casa Minha Vida. A campanha de Lula tem colhido sugestões sobre diversos temas da fundação, seu braço programático, e decidirá até abril o que irá para o plano de governo a ser apresentado.
Quem é o melhor nome para SP?
— DCM ONLINE (@DCM_online) February 18, 2022