Apoie o DCM

Lula quer ouvir Lewandowski antes de indicar ministro para STF

Lewandowski proíbe uso de leniência em caso de Lula
O ex-presidente Lula. Foto: Reprodução

Caso seja eleito presidente, Lula (PT) ouvirá o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), antes de indicar o próximo ministro para a Corte, diz a colunista do O Globo, Bela Megale. Segundo ela, o ex-presidente está fazendo questão de revelar isso aos seus interlocutores. O petista considera Lewandowski como o ministro “mais coerente” do STF. Desde o início da operação Lava Jato, o magistrado tem sido um dos mais críticos à operação.

Leia mais:

1. 31% de eleitores bolsonaristas avaliam presidente como ‘ruim’ ou ‘péssimo’, diz pesquisa

2. Lula está na frente de Bolsonaro em quase 10% em Minas, diz pesquisa

3. Militares se vacinam menos contra Covid-19 do que índice geral de adultos

A próxima vaga no Supremo será aberta em maio de 2023, com a aposentadoria do próprio Lewandowski, que foi indicado por Lula em 2006. De acordo com Bela Megale, isso aumenta o peso do nome que o ministro indicar ao eventual próximo presidente da República.

A jornalista também revelou que Lula está decepcionado com a atuação de Dias Toffoli. Ele foi indicado pelo petista em 2009 e sua cadeira no STF vai até novembro de 2042.

Lula acha que Dias Toffoli esteve muito perto de Bolsonaro

O ex-presidente considera que Toffoli esteve demasiadamente ao lado de Jair Bolsonaro. Mais do que deveria, na avaliação do petista. O atual ministro do STF foi advogado do PT, ministro de Lula e advogado-geral da União. Lula o considerava um quadro de sua inteira confiança. No entanto, sua atuação no STF deixou a desejar e decepcionou o ex-presidente. Toffoli deu votos contrários a Lula e ao PT em muitos momentos, como no mensalão e na Lava Jato.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link