Apoie o DCM

Maia acusa governo Bolsonaro de usar números falsos para barrar ajuda a estados

Do Uol

Maia durante entrevista coletiva na Câmara

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), acusou o governo Jair Bolsonaro (sem partido) de usar dados econômicos falsos para chamar de “pauta-bomba” o plano de auxílio a estados e municípios. A Câmara tenta votar o projeto de ajuda fiscal para enfrentar a crise causada pelo coronavírus e estima impacto de R$ 80 bilhões nas contas da União.

Em reportagens veiculadas pela imprensa, o governo diz que o impacto seria de R$ 180 bilhões e traria dificuldades aos cofres públicos. A pauta que Maia tenta votar há duas semanas é um pacote de medidas para recompor perdas de estados e municípios na arrecadação de impostos.

“Nós precisamos deixar as brigas de lado e garantir que na segunda a gente tenha condições de votar um projeto com diálogo, ouvindo as críticas”, disse Maia. “Acho que nesse momento não faz nenhum sentido o que o ministro da Economia [Paulo Guedes] vem fazendo (…) não aceitamos que o governo queira impor com informações falsas a sua posição. Com números verdadeiros nós topamos discutir”, disse Maia. (…)