Mercúrio retrógrado atrapalha sua vida? O que cientistas dizem

O movimento retrógrado de Mercúrio, que ocorre de três a quatro vezes por ano, ganhou fama na cultura popular como responsável por problemas cotidianos, desde falhas tecnológicas até atrasos em viagens. No entanto, astrônomos explicam que se trata apenas de uma ilusão de ótica, sem qualquer influência comprovada na vida terrestre. “Não há um culpado no espaço pelos problemas das pessoas”, afirmam especialistas.
O fenômeno acontece porque Mercúrio, que completa uma volta ao Sol em 88 dias (contra 365 da Terra), ultrapassa nosso planeta periodicamente. Quando isso ocorre, temos a impressão de que ele desacelera e começa a se mover para trás no céu – o chamado movimento retrógrado aparente. “É apenas uma questão de perspectiva”, explica a The Planetary Society. Cada período retrógrado dura cerca de três semanas.
Enquanto a astrologia atribui significados específicos a esses períodos, a ciência desmistifica a crença. O efeito visual ocorre porque, após nos ultrapassar, Mercúrio parece inverter sua trajetória de leste para oeste quando visto da Terra. Na realidade, o planeta continua sua órbita normal sem qualquer alteração física em seu movimento.
O debate entre crença popular e explicação científica continua, mas uma coisa é certa: os problemas terrestres têm causas bem mais próximas do que um planeta a 77 milhões de quilômetros de distância.