Apoie o DCM

Ministros do STF procuram senadores para tentar barrar indicação do “terrívelmente evangélico” André Mendonça

Da Coluna de Chico Alves no UOL:

Ministro da Justiça André Mendonça (Crédito: reprodução/Youtube)

Até à performance de quarta-feira, 7, na sessão do Supremo Tribunal Federal, em que citou várias vezes a Bíblia e colocou a Constituição em segundo plano, André Mendonça tinha bom conceito na Corte.

Tanto que Jair Bolsonaro recebeu o aval de Dias Toffoli e Gilmar Mendes quando decidiu nomeá-lo como sucessor de Sergio Moro no Ministério da Justiça. Porém, a pregação religiosa que o atual advogado-geral da União fez para defender o funcionamento de templos na pandemia mudou radicalmente o quadro.

Ministros ficaram seriamente preocupados com a possibilidade de Mendonça ser indicado por Bolsonaro para a vaga que será aberta pela aposentadoria do decano Marco Aurélio.

Consideram que o único escolhido de Bolsonaro a integrar a Corte, Kassio Nunes Marques, tem surpreendido negativamente pelas frágeis sustentações de seus votos, muitas vezes dando a impressão de que quer torcer o entendimento das leis para agradar ao presidente da República.

Com Mendonça, alguns ministros acreditam que a qualidade do STF poderia cair vertiginosamente, já que se mostrou praticamente um fundamentalista, ao defender que os fiéis estão dispostos a morrer de covid-19 em nome da fé.

Integrantes do STF passaram a dividir essa preocupação com alguns senadores. Como se sabe, o Senado tem que referendar os nomes encaminhados pelo presidente para que a nomeação seja efetivada.

(…)